A história da Casa Ferreirinha está indissociavelmente ligada a uma mulher extraordinária: Dona Antónia Adelaide Ferreira. Nasceu em 1811, na Régua, porta de entrada para os vinhedos do vale do Douro. Ainda que de estatura pequena e reservada por natureza, Dona Antônia era carismática, visionária e empreendedora. Criou novas extensões de vinhas, aumentou e aprimorou os estoques de vinhos velhos da empresa e contribuiu para melhorar as vidas árduas das famílias de agricultores locais, fundando escolas, creches e hospitais. Tal era a afeição da população que lhe chamavam, carinhosamente, de “Ferreirinha”. Com a sua morte, em 1896, deixou como legado um notável patrimônio no Douro.
A grande aposta da Casa Ferreirinha nos vinhos não fortificados viria a surgir cerca de meio século mais tarde. Elaborar vinhos elegantes e de alta qualidade no Douro, com requinte e o elevado potencial de envelhecimento dos vinhos do porto Vintage, tornou-se o sonho de Fernando Nicolau de Almeida. Selecionou as melhores uvas do Douro Superior, repletas de riqueza e estrutura, e combinou-as com outras, provenientes de grandes altitudes, pela sua acidez e aroma.
Assim nasceu, em 1952, o Barca-Velha, um vinho icônico que é, desde então, produzido apenas nos melhores anos, considerado como um dos tintos de Portugal com maior longevidade, elegância e complexidade. Hoje, a gama Casa Ferreirinha, produzida sob a batuta do enólogo Luís Sottomayor, vai desde a juventude de vinhos como Esteva ou Planalto, passando por vinhos mais ricos como Papa Figos, Vinha Grande e Callabriga, até aos excepcionais Quinta da Leda, Antónia Adelaide Ferreira e Reserva Especial, com o Barca-Velha a ocupar o topo da hierarquia.
Esteva é um vinho tinto do Douro atrativo e elegante, que alia carácter e versatilidade a uma escolha muito acessível, ideal para o dia-a-dia. Esteva integra a gama de vinhos da celebrada Casa Ferreirinha, a marca com maior tradição na produção de vinhos de qualidade do Douro e uma das maiores referências mundiais desta região. Esteva foi produzido a partir de uvas letra A provenientes das vinhas da Casa Ferreirinha na zona do Pinhão, nomeadamente da Quinta do Caêdo e da Quinta do Porto, mas também recorrendo a zonas envolventes de maior altitude, obtendo-se assim naturalmente o equilíbrio na maturação desejado para este estilo de vinho com a necessária acidez natural. Os cachos vindimados à mão foram submetidos a um suave desengace e esmagamento, para posteriormente as uvas fermentarem então em cubas de aço inoxidável, com remontagem e maceração das películas, sob temperatura controlada de 25ºC. Depois da maceração, seguiu-se a fermentação maloláctica.
País de Origem: Portugal
Produtor: Casa Ferreirinha
Região: Douro
Safra: 2019
Pontuação: N.D
Uva: 35% Tinta Roriz, 30% Tinta Barroca, 20% Touriga Franca, 15% Touriga Nacional
Envelhecimento: O lote final é elaborado através de uma seleção cuidadosa, após inúmeras provas e análises durante todo o processo de maturação.
Coloração: Vermelho rubi
Tipo: Seco
Volume: 750 ML
Teor Alcoólico: 13,0 %
Cor: Tinto
Aroma: Ótima tipicidade de aromas, com bastante frutas vermelhas frescas, como framboesas, cerejas e morangos e um toque floral e de especiarias.
Paladar: Em boca, expressa harmonia entre corpo médio para leve, taninos macios e boa acidez. Super agradável e gostoso, preenche a boca com deliciosos morangos frescos. Um tinto que evolui muito bem na taça e pede alguns minutos no decanter antes de ser degustado. Recomendamos aproximadamente 30 minutos.
Harmonização: Combina muito bem com carnes grelhadas, como um filet au poivre ou um ravioli vegetariano ao molho funghi.
Na SuperVino, você encontra vinhos de qualidade com os melhores preços do mercado. Contamos com mais de 3.000 vinhos nacionais e importados, atendendo todos os gostos e orçamentos. Explore nossa seleção por países, descubra vinhos tintos, secos, premiados e opções perfeitas para ocasiões informais ou momentos especiais.